Documento sem título
 
 
 
     
Documento sem título
Índice Ultravioleta
 
AlmaNews
 
w Notícia - 7 fatores que ressecam ainda mais a pele 7 fatores que ressecam ainda mais a pele

A pele, o maior órgão do corpo humano, pode ser classificada em quatro tipos principais: oleosa, mista, seca e sensível. E cada um deles são definidos por terem características específicas.

No caso da pele seca, os sinais típicos são a falta de brilho, poros menos visíveis, sensação áspera, descamação, coceira e vermelhidão.

Nem sempre todos esses aspectos estão presentes, pois o nível de hidratação, mesmo entre as peles secas, pode variar. Eles aparecem, em maior ou menor grau, porque a pele seca tem uma falha no manto hidrolipídico, responsável por manter os níveis de água, lipídeos e sebo natural equilibrados.

Além da falha, alguns grupos estão mais sujeitos a desenvolver a condição: mulheres na menopausa perdem mais hidratação, enquanto pessoas com a pele negra possuem a pele mais grossa, portanto, mais difícil de hidratar e suscetível a apresentar ressecamento.

É preciso lembrar que uma pele ressecada é diferente da seca - esta uma condição permanente -, mas que pode ser amenizada com os cuidados certos. Confira abaixo 7 fatores que pioram a pele seca e como cuidar do modo certo:

Condições climáticas

O vento, as baixas temperaturas e o ar condicionado são inimigos da pele seca, uma vez que deixam a camada protetora da pele mais fraca e mais ressecada devido à baixa umidade do ar.

Um exercício fácil é pensar que, quando a umidade está mais baixa, a respiração fica mais difícil - e o mesmo acontece com a pele, que recebe menos hidratação porque as células sebáceas trabalham menos e a circulação sanguínea fica mais lenta. Sendo assim, é preciso redobrar os cuidados na temporada de frio.

Água muito quente

Mesmo quem tem outros tipos de pele pode sofrer com o ressecamento, e isso se dá por diversos motivos, mas a água quente é um dos principais. Isso porque ela remove o sebo da pele, responsável pela hidratação e proteção da camada mais superficial. A dica é não exagerar na temperatura do banho.

Outro ponto de atenção é a bucha vegetal. Quem tem a pele seca deve eliminar esse item na hora do banho porque ela remove a camada protetora da pele, deixando-a mais frágil e suscetível à descamação.

Tecidos de roupas

As roupas são um ponto de atenção importante para quem tem a pele seca. Alguns tecidos, como os sintéticos, tendem a irritar a pele devido ao atrito constante. O resultado é incômodo, vermelhidão e coceira. Portanto, para amenizar os sintomas, dê preferência a tecidos leves, caso da seda e do algodão.

Doenças

A psoríase e a dermatite estão entre as principais doenças que acometem a pele e a deixam com o aspecto ressecado, com descamações. Nestes casos, o dermatologista deve ser procurado para a indicação de um tratamento específico para os problemas.

Tabagismo

As toxinas do cigarro, como a nicotina, são prejudiciais para a saúde como um todo, inclusive para pele. Esta substância resseca e pode ainda provocar rugas, graças à diminuição da oxigenação das células.

Desidratação

Um dos sinais da desidratação do corpo é a falta de brilho e aparência ressecada da pele. Porém, no caso de quem já tem a pele seca, a falta de hidratação do organismo pode piorar o quadro. Por isso, beber em torno de dois litros de água por dia é fundamental.

Como cuidar de pele seca?

Todos os tipos de pele devem receber cuidados em relação à hidratação, inclusive as mais oleosas. Porém, quando falamos de pele seca, a atenção deve ser redobrada nas áreas mais afetadas pelo ressecamento, como cotovelos, calcanhar e joelho, já que ela perde água e hidratação com mais facilidade.

Fonte: Minha Vida

 
Documento sem título
 
Faça sua busca:
 
Almaderma

História
Nossos Princípios
Lojas
Espaço Café
 
Canais

Delivery
Convênios

Sustentabilidade

Descarte de Medicamento
 
Produtos

Cosmética e Beleza
Florais
Nutracêuticos
Nutrição
Nutricosmético
Saúde
 
Saúde

Índice Ultravioleta
Newsletter
 
Atendimento

Orçamento Online
SAC
Fale com o Farmacêutico
Fale com o Diretor
Trabalhe Conosco
 
A Almaderma apóia:
Alquimilla Farmácia de Manipulação Eireli EPP - CNPJ: 69.313.286/0001-61 - CVMS: 352590401-477-000062-1-1 - AFE: 0.21148.4 - AE: 1.33944.1 - Rua Jorge Zolner, 455 - CEP13201-039 - Jundiaí/SP - Telefone: (11)4583-2222 - Email: marketing@almaderma.com.br - Farm.Responsável: Heloisa Cristina Menegassi Aguiar Gomes - CRF-SP 50.330. Almaderma Farmácia de Manipulação Eireli EPP - CNPJ: 00.873.312/0001-00 - CVMS: 352590401-477-000069-1-2 - AFE: 7.39291.2 - AE: 1.3384436 - Rua Anchieta, 259 - CEP13201-804 - Jundiaí/SP - Farm.Responsável: Ana Paula Gonzalez Pires - CRF-SP 32.446. Nenhuma parte deste website pode ser reproduzido sem nossa permissão escrita. Qualquer dúvida sobre os produtos divulgados em nosso site, contate nosso atendimento ao cliente. Os medicamentos sob prescrição só serão dispensados mediante apresentação da receita ou envio pelo Site, Aplicativo, Fax, E-Mail ou Whatsapp. É proibido comercializar medicamentos controlados por meio remoto. Medicamentos podem causar efeitos indesejados. Evite a automedicação: informe-se com o farmacêutico. Copyright © 2012 - Produzido por FrameSet